Olá, hoje vou apresentar 6 dicas de como profissionais liberais e pequenos negócios podem se destacar na internet.
Você pode usar estas 6 dicas em conjunto ou separadamente, mas quanto mais delas forem realizadas em conjunto, melhor. Você, que é médico, advogado, dentista, arquiteto, engenheiro ou possui um pequeno negócio que atenda um ramo específico, essas dicas são para você.

1ª dica | Ter um website

Você acha que atualmente ter um site não é relevante? Você está enganado!
O seu site é um ponto de partida para todas as outras dicas deste vídeo. Através dele as pessoas poderão checar se o que aparece em suas redes sociais é verdadeiro, se os produtos e serviços são realmente aqueles ofertados, se o telefone de contato bate, assim como o endereço e outras informações.
No seu site, ainda, é importantíssimo ter a página de novidades, que no final das contas funciona como um pequeno blog, onde você irá inserir textos autorais falando sobre seus serviços e sua rotina.

2ª dica | Estar nas Redes Sociais Corretamente

Parece óbvio, mas estar nas redes sociais pode ser um desafio para muitos profissionais.
Ter conta no Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter e outras redes sociais não basta para conectar seu trabalho ou negócio com seu público.
Cada rede social possui característica própria, então não adianta ter uma postura muito descolada no Linkedin ou ficar postando imagens e textos desinteressantes no Instagram.

3ª dica | Criar o hábito de postar nas redes sociais

Esse é uma das dicas mais difíceis para a maioria das pessoas fazer, eu mesmo tenho dificuldades em realizar esta dica.
O segredo aqui está em equilibrar conteúdo institucional, seu dia a dia no trabalho e um pouco da sua vida pessoal.
Muitas vezes, o medo de parecer pedante, arrogante, exibido ou a vergonha em se expor acaba dificultando o trabalho.
Durante a semana, pode ser uma boa ideia mostrar para o seu público que sua rotina está agitada, com muitos atendimentos / consultas, clientes satisfeitos e bom humor nos desafios diários. As pessoas buscam se espelhar em exemplos de garra e sucesso.
Em paralelo, um conteúdo com visual institucional padronizado mostrando seus serviços ou produtos, falando sobre horários especiais e algumas homenagens a datas comerciais que tenham a ver com seu ramo faz toda a diferença na percepção de qualidade e seriedade.

4ª dica | Utilizar as Ferramentas do Google

Não, este vídeo não é patrocinado pelo Google! (adoraria)
O Google oferece um mundo de ferramentas, tanto pagas, quanto gratuitas.
Todos conhecem bem o Adwords, onde você coloca um valor para que seu site seja encontrado nos mecanismos de busca.
Mas a ferramenta que profissionais liberais e negócios locais deveriam prestar atenção é o Google Meu Negócio, que é gratuita e literalmente coloca sua clínica, consultório ou seu negócio no mapa.
Preenchendo as informações de forma correta e postando sempre novidades, quando as pessoas procurarem por exemplo “seguros em Santos”, uma lista de locais aparecerá logo no início dos resultados junto com um mapa. Se a pessoa estiver no celular, irá listar em destaque os locais mais próximos dela, e pode ser você este negócio.

5ª dica | Automatizar postagens

Existem diversas ferramentas no mercado que automatizam as postagens nas principais redes sociais.
Você monta a postagem, escolhe quais redes devem ser postadas, o horário e tudo acontece automaticamente. Ganha-se tempo e permite planejar e produzir conteúdo para cada momento da semana, mês ou até o ano.
Eu recomendo a Mlabs, das que eu já usei até hoje, é a que possui a interface mais amigável e relatórios bem interessantes.

6ª dica | Planejar seu investimento em marketing digital

Hoje existem muitos canais para divulgar seu negócio ou serviço na internet.
Os mais conhecidos são o Google AdWords, as Redes de Display, disparos de e-mail mkt e promoção de postagens e produtos nas redes sociais.
Como saber quanto gastar em cada uma delas?
De forma geral, todos os canais podem ser utilizados simultaneamente, mas pode sair caro.
Monte uma campanha sempre delimitando o alcance dela, seja por um raio em quilômetros ou por cidades, usando como critérios idade e preferências. Exemplo: se você é um advogado, coloque um anúncio com público alvo amplo, porém dentro de um raio de até 10km da localização do seu escritório.
Comece com um valor baixo por alguns dias, e quando a campanha terminar, entenda quem foi impactado pelo anúncio, assim como a conversão (quantas pessoas ligaram, por exemplo).

Espero que com essas dicas vocês tenham sucesso em dar os primeiros passos ou melhorar sua presença na internet e nas redes sociais.
A Baiguma está preparada para realizar todos esses passos para você caso prefira obter resultados com maior tranquilidade. Entre em contato e faça um orçamento para sua empresa estar na internet de forma profissional.

Cadastre-se agora e receba novidades sobre serviços e dicas da Baiguma em primeira mão!